Educação

20 Dicas de como passar em concurso

Ser aprovado em concursos públicos é o sonho de muitas pessoas, mas as vagas são muito concorridas e obter a nota de corte nas provas é um desafio. Deseja conquistar aprovação em qualquer concurso que prestar? Conheça as 20 dicas de como passar em concurso e realize o sonho de ser um profissional concursado com estabilidade e bom salário.

Dicas para conquistar a aprovação em qualquer concurso

O primeiro passo, para quem deseja prestar um concurso público é ler o edital completo, realizar sua inscrição no site de rateio de concursos e realizar um plano de estudos, além de se preparar com antecedência.

Selecionamos 20 dicas de como passar em concurso que são essenciais para sua preparação, confira:

  1.       Pense positivo, acredite que vai conseguir

Nossa mente é poderosa; portanto, se você estudou conscientemente e se preparou com antecedência, não deve ter medo e precisa dizer: eu posso entrar e vou conseguir, indiretamente, o que você faz com isso é ter confiança, uma das maneiras fundamentais de poder fazer um exame com sucesso.

  1.       Evite estudar na noite anterior ao exame

Se você estudar muito em cima da data do concurso, poderá sentir-se tenso no dia seguinte e acabar se confundindo, prejudicando o seu rendimento na prova.

  1.       Prepare suas coisas um dia antes

Evite o máximo possível de desordem e desorganização; portanto, liste tudo o que terá que usar no dia anterior e contribua para um melhor controle de si mesmo.

  1.       Evite emoções fortes horas antes do teste 

Evita problemas familiares, brigas e discussões sobre relacionamentos que causem estragos horas antes do teste. Tente sair para passear e fazer coisas que o deixem calmo, tire um dia de folga antes da prova.

  1.       Durma bem no dia anterior ao teste

Tente descansar corretamente, lembre-se de que um bom sono reparador ajuda a ter uma mente clara.

  1.       Cuide da sua dieta um dia antes

Coma e jante com moderação um dia antes do exame. Tente não consumir refeições pesadas ou bebidas que possam causar uma reação negativa ao seu corpo.

  1.       Depois de acordar, faça uma leve atividade física

De manhã e antes de ir para o local onde você fará a prova, faça algum tipo de exercício que contribua para o relaxamento muscular, para que os músculos do pescoço, braços e pernas relaxem e você também sinta leve.

  1.       Não fique nervoso quando tiver o exame em mãos, respire fundo e relaxe

Relaxar é a melhor maneira de fazer um bom exame. Respire fundo e evite ficar nervoso, o que pode levar a erros e desperdiçar seu tempo.

  1.     Seja estratégico

Tente começar a responder às perguntas mais fáceis e depois resolva as mais difíceis.

  1.   Tenha muito cuidado ao responder a uma pergunta que você não tem 100% de certeza

Isso evitará que você perca mais pontos ao escolher a resposta errada. Leia a questão com atenção e comece eliminando as opções que fazem menos sentido.

  1.   Invista de um a dois minutos no seu tempo para responder a uma pergunta

É importante otimizar o tempo em que realiza a prova. Uma dica é realizar provas anteriores e cronometrar o tempo por questão.

  1.   Não deixe a folha de respostas para os minutos finais

Tente marcar sempre as respostas assim que resolvê-las ou ao ter certeza delas, para evitar o desperdício de tempo e que não consiga preencher o gabarito completo.

  1.   Marque as questões a que falta responder com um círculo grande

Assim, você evitará perder tempo procurando as respostas que faltam, uma a uma.

  1.   Leia cada pergunta cuidadosamente e tente respondê-la antes de olhar as opções de resposta

Se a resposta for a que você pensou, marque-a. Isso também ajuda a evitar confusões que causam mais dúvidas.

  1.   Leia com atenção todas as opções de resposta antes de selecionar

Não selecione sem ter uma boa explicação ou lógica.

  1.   Evite ficar apagando os rascunhos

São disponibilizadas folhas rascunho, portanto, use-as e se não tiver use os espaços em branco da prova, isso evita que perca tempo apagando a folha.

  1.   Não desanime diante das questões difíceis ou temas que desconhece

Nunca perca a confiança de que as respostas aparecerão a qualquer momento e serão positivas até o último minuto do exame.

  1.   Não se desespere se uma operação matemática ou química não sair

Respire fundo, relaxe e tente novamente. Leia esse tipo de questão com atenção e anote os dados do problema, isso ajudará a resumir o enunciado e evitar confusão.

  1.   Revise suas respostas antes de enviar o exame.
  2.   Por último, mas não menos importante.

Refaça as provas de concursos anteriores, a fim de se familiarizar com a aplicação das mesmas e saber o que precisa melhorar. Essas dicas são essenciais para ajudá-lo a ser aprovado em qualquer concurso, mas lembre-se de se preparar com antecedência, não deixe os estudos para o último mês, por exemplo.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply