Negócios

Estratégias de Marketing para microempreendedores

O número de microempreendedores no Brasil já ultrapassou a marca de 8 milhões, de acordo com dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal. Desde 2015, os registros de MEI só crescem, com um aumento de 120% nos últimos anos.

No entanto, mesmo um microempreendedor individual precisa ficar atento ao mercado, ainda mais diante da grande concorrência atual.

Para ajudar você, microempreendedor(a), separamos algumas estratégias de marketing que podem colaborar na conquista de novos clientes, no aumento de vendas e no seu reconhecimento dentro do mercado.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

Tenha um website

Em primeiro lugar, saiba que você não precisa investir muito para aproveitar os benefícios do marketing. 

Atualmente, existem muitos locais onde você pode criar uma página web, site, blog ou portfólio online gratuitamente (com limitações de cada plano).

Assim, se você é especialista em obras residenciais, você pode ter um website para divulgar seus trabalhos de instalação chuveiro elétrico 110V, conserto de sistemas hidráulicos e elétricos, entre outras atividades.

Estar presente na internet é a melhor forma de ter reconhecimento no mercado. Afinal de contas, mais de 116 milhões de pessoas estão conectadas à rede, só no Brasil.

Além disso, muitas empresas procuram profissionais terceirizados pela internet. Sendo assim, você consegue conquistar novos clientes e oportunidades de trabalho.

Esteja presente nas redes sociais

Do total de brasileiros com acesso à internet, mais de 67% são ativos nas redes sociais. Aliás, muitas pessoas usam esses canais para fazer pesquisas, inclusive para encontrar profissionais e prestadores de serviços.

Sendo assim, se você acha que ter uma página no Facebook é algo só para as grandes empresas, está na hora de mudar essa visão.

Todo e qualquer negócio, incluindo os microempreendedores, podem ter um perfil ativo no Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras redes.

Além do mais, você pode usar essas mídias para divulgar o resultado dos seus trabalhos.

Por exemplo, se você é especialista na montagem de cenografia arquitetura, pode tirar fotos e publicar na sua conta comercial do Instagram. 

Desse modo, muitas pessoas podem conhecer o seu trabalho e você aumenta as chances de atrair potenciais clientes.

As redes sociais também trazem outras vantagens, por exemplo:

  • Facilita a comunicação com os clientes;
  • Aproxima você de novos parceiros;
  • Aumenta a sua visibilidade online;
  • Abre possibilidades para postagem de diversos conteúdos.

No entanto, vale ressaltar a importância de separar seus perfis pessoais dos profissionais. Se for o caso, tenha uma conta própria apenas para a divulgação das suas atividades como microempreendedor(a).

Invista em links patrocinados

Se você dispõe de uma quantia para o investimento em marketing, pode ser interessante apostar nos links patrocinados.

De maneira geral, eles são anúncios pagos que podem aparecer nas redes sociais, no Google, bem como em outros sites.

Assim, se você quer divulgar a promoção de um grampeador tapeceiro que o seu microempreendimento fornece, pode criar a oferta diretamente pelo Facebook Ads.

Com isso, o anúncio vai aparecer para outros usuários e você aumenta o número de pessoas que seguem e conhecem o seu negócio.

Tenha um cartão de visitas

Os microempreendedores não podem focar apenas no digital. Apesar dos ótimos resultados, algumas estratégias tradicionais ainda são muito bem-vindas para todos os tipos de negócios.

Entre elas, destaca-se o cartão de visitas. Com ele, você pode se apresentar pessoalmente para potenciais clientes, além de aumentar o profissionalismo do seu trabalho.

Mesmo em situações inesperadas, o cartão de visitas pode te ajudar a conhecer novas pessoas interessadas no seu negócio.

Por exemplo, em uma conversa na fila de banco, você pode encontrar alguém que deseja Guarda Corpo para Laje. Se você trabalhar com esse produto, pode dar o seu cartão para a pessoa.

Participe de eventos profissionais

Existem eventos focados para microempreendedores e pequenas empresas. Ao participar desses encontros, você pode conhecer novas estratégias de marketing e, ainda, aumentar a sua rede de network.

Há a possibilidade até de encontrar possíveis parcerias. Dessa maneira, fica muito mais fácil ter reconhecimento no mercado e receber indicações de outros microempreendedores. 

Aliás, as pessoas costumam ter mais confiança em serviços indicados por outros profissionais. Ou seja, o famoso “boca a boca” ainda hoje é válido para as relações comerciais.

Então, verifique a possibilidade de participação em eventos, principalmente quando forem em sua cidade.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply