Negócios

Automação de marketing para consultórios

A automação de marketing é uma das soluções mais interessantes para se aplicar na rotina de um consultório, assim como em empresas dos mais variados segmentos.

Levando em consideração que grande parte das pessoas, hoje em dia, busca por alternativas que tornem a gestão da sua organização mais simples e rápida, é sempre indicado investir em plataformas inovadoras, capazes de facilitar processos.

Isso porque estruturar uma ação de marketing digital demanda tempo e dedicação, mas algumas das etapas do planejamento podem ser feitas de modo automático, para que os funcionários possam se dedicar a outros tipos tarefas mais exigentes.

As ferramentas de automação buscam atender a diferentes tipos de necessidades, variando desde áreas administrativas até áreas financeiras, proporcionando uma maior agilidade interna.

Além desses sistemas, há ainda a opção de delegar parte das ações para uma empresa terceirizada com o objetivo minimizar o tempo gasto e/ou diminuir custos.

Uma agência digital, por exemplo, pode ser a melhor opção para que alguns tipos de serviços sejam realizados por profissionais da área, sem que seja preciso contratar novos funcionários.

Há, inclusive, a demanda pela contratação de serviços que não sejam a especialidade da empresa.

Um consultório médico pode encontrar a solução perfeita para o seu negócio ao optar por um prestador de serviço que ficará responsável pelo marketing do estabelecimento.

Afinal, um profissional da saúde não necessita entender na prática como fazer marketing de conteúdo, desde que ele busque uma solução viável para promover a sua clínica.

Nesse sentido, a automação de marketing de um consultório pode ser a solução para que a publicidade e o relacionamento com os clientes funcionem de modo orgânico e tragam resultados para o local.

Se você quer saber mais sobre a automação de marketing e como implementá-la no seu consultório, siga a leitura deste artigo e conheça mais sobre o assunto.

Por que investir em automação de marketing?

Toda empresa que desenvolve uma estratégia de publicidade para o seu negócio precisa de profissionais envolvidos, fazendo com que a ação de marketing seja colocada em prática.

Se uma academia para idosos deseja expandir a quantidade de clientes, por exemplo, ela precisará investir na divulgação da empresa, garantindo que mais pessoas tomem conhecimento a respeito do local.

Com um consultório médico ou odontológico a estratégia é a mesma: é necessário criar um planejamento de campanha, fazendo com que mais pacientes saibam da existência da sua clínica.

Por isso, o marketing se tornou uma área essencial dentro de diversas empresas, com o objetivo principal de fazer com que o público-alvo de um negócio possa chegar até ele sem grandes dificuldades.

Mas, para tal, é fundamental saber mais sobre o funcionamento desse setor, e como uma campanha deve ser estruturada para oferecer resultados contundentes.

Entre as principais etapas, podemos encontrar:

  • A identificação do público-alvo do negócio;
  • O desenvolvimento de uma campanha;
  • A captação de leads;
  • A qualificação dos contatos;
  • O envio de conteúdos de qualidade;
  • A conquista dos clientes;
  • A fidelização do público.

Todas essas etapas estão envolvidas dentro do setor de marketing de uma empresa ou consultório. 

Isso quer dizer que para promover um serviço como acupuntura para labirintite é necessário passar por cada uma dessas fases.

Conhecer o público-alvo de uma clínica é fundamental para estruturar uma campanha de marketing eficiente, já que o uso de imagens, linguagem e a divulgação do material depende do perfil das pessoas que devem ser impactadas por ela.

Depois disso, é necessário captar leads. Esses contatos (geralmente e-mail e/ou telefone) são essenciais para que as ações tragam potenciais parceiros para o seu consultório.

Essa captação ocorre de diferentes formas. Uma delas é por meio do oferecimento de materiais com conteúdos de qualidade, tal como um e-book que aborde o procedimento de prótese capilar masculina, ou outros assuntos que possuam ligação com o seu segmento.

Quando o usuário insere o endereço de e-mail dele para obter o conteúdo, essa informação entrará para uma lista de leads da sua clínica, que deverá ser trabalhada adequadamente para trazer pacientes para o seu consultório.

Ao atuar com esses contatos, o responsável pelo marketing vai qualificando a lista, identificando os potenciais clientes e também os que não possuem sinergia com a sua clínica.

Desse processo, surge a famosa lista quente, ou seja, os leads que manifestaram interesse nos seus serviços e que precisam ser alimentados para serem convertidos em clientes do seu consultório.

Isso se faz com diferentes estratégias, sendo uma delas o envio de e-mail marketing, com conteúdos que sejam do interesse dos seus pacientes.

Uma clínica geral de diagnóstico, por exemplo, pode optar pela elaboração de newsletters que tragam informações sobre exames e procedimentos, dicas de saúde e novidades relacionadas ao estabelecimento.

Toda essa estratégia, certamente, resultará na conquista dos clientes. Ou seja, os leads que foram bem conduzidos pelo processo de divulgação do seu consultório, agendarão consultas e comparecerão ao local, gerando resultados dentro da sua clínica.

Mas tão importante quanto conquistar clientes é mantê-los engajados. Por isso, é necessário alimentar um relacionamento constante, atualizando o paciente e entregando bons materiais periodicamente.

Ao conhecer melhor todo esse processo, é possível entender como a automação de marketing é necessária.

Isso porque algumas das atividades envolvidas nas campanhas de marketing podem ser automatizadas, de modo que os funcionários se voltem para partes mais complexas da estratégia.

A captação dos leads, o banco de dados com os contatos, o disparo de e-mails e a personalização desses envios podem ser feitas com ferramentas de automação de marketing, tal como o RD Station.

Isso porque elas que permitem administrar o tempo e as atividades diárias de acordo com a demanda do departamento, otimizando o trabalho e a rotina como um todo.

Desse modo, tanto a sua clínica médica quanto um studio de aula de pilates solo conseguem automatizar grande parte dos processos internos e fazer com que a automação de marketing seja benéfica para o local.

As vantagens da automação de marketing para consultórios

Com a tecnologia e a internet presente na rotina das pessoas, o marketing digital se tornou um item obrigatório para promover e garantir a visibilidade de um negócio.

Por isso, é possível compreender que estar ativo nas redes digitais, manter um site que apresente um bom design, fácil usabilidade e criar um relacionamento com os consumidores são fundamentais na estratégia de marketing de um consultório.

Não apenas para o ramo da saúde, mas em distintos outros setores, assim como de uma empresa especializada em reciclagem de papelão.

Por isso, entre as principais vantagens de se investir na automação de marketing, podemos elencar:

  • Postagens programadas nas redes sociais;
  • Envio de e-mail marketing personalizado;
  • Gerenciamento de planos e contratos;
  • Análise de métricas das campanhas.

Programação de postagens

Com uma ferramenta de automação de marketing, é possível programar postagens para as suas páginas e perfis das redes sociais.

Isso pode ser fundamental para a sua clínica, assim como para uma academia de treinamento funcional para terceira idade, afinal é de grande importância manter a constância de postagens nessas plataformas.

Desse modo, o público permanece engajado e em contato com a sua marca, garantindo que o seu consultório esteja visível para os pacientes.

Envio de e-mail marketing personalizado

A personalização de contatos é uma das grandes vantagens da automação de marketing. Isso porque essa característica torna o seu relacionamento com o consumidor muito mais próximo, identificando-o sempre que enviar um e-mail marketing.

Se uma paciente acabou de passar por um processo cirúrgico, por exemplo, ela poderá receber um contato posterior do seu consultório com dicas para o pós-operatório, indicando repouso, o uso de sutiã pós cirurgia de mama, a realização de drenagem linfática, etc.

Com uma abordagem mais customizada, o paciente ou cliente certamente se sentirá valorizado, dando maior atenção para os conteúdos enviados pela sua clínica, independente do segmento, seja odontológica ou de procedimentos estéticos.

Gerenciar planos e contratos

Uma ferramenta de automação também pode auxiliar no gerenciamento dos planos ou contratos firmados com os pacientes, para que eles possam ser administrados da forma correta.

Se o contrato odontológico de um determinado cliente está chegando ao fim, o sistema pode disparar um e-mail com o oferecimento de um plano especial de renovação, garantindo que o pagamento esteja sempre em dia.

Por isso, o sistema de automação pode ser eficiente para diversos departamentos ao mesmo tempo, de modo orgânico, para que a sua clínica esteja sempre bem organizada.

Análise de métricas

As ferramentas de automação funcionam de maneira bastante completa. Do mesmo modo que permitem o disparo de e-mails, a postagens nas redes sociais e o gerenciamento de contatos, muitas delas fornecem as métricas das suas campanhas.

Isso quer dizer que informações relevantes serão vistas pelos responsáveis do marketing, para que a campanha traga melhores efeitos.

O alcance de uma postagem e o número de abertura de e-mails enviados são algumas das métricas fornecidas pela ferramenta, auxiliando na modificação ou permanência das características de uma ação de divulgação.

Nesse cenário, entende-se que a automação de marketing é essencial para os consultórios que desejam expandir a sua atuação, fazendo com que mais consumidores possam ser impactados pela sua campanha e, assim, melhorando os resultados do local.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Previous Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply