Tecnologia

Tipos de Freios automotivos

Um dos fatores mais importantes para garantir a segurança durante a condução é o sistema de frenagem do veículo. Por isso, é importante que o motorista siga o treinamento de manutenção do sistema a fim de trabalhar com total eficiência.

Este artigo introduz algumas informações importantes sobre freios automotivos. Você pode descobrir quais são os tipos mais comuns, aprender mais sobre como o sistema funciona. Caso precise de uma loja de automotivos, acesse o site da Hammsty.

Tipos de freios automotivos

Um veículo de série no Brasil normalmente tem um sistema de freio a disco dianteiro e freios a tambor no eixo traseiro.

Freio de mão

O tipo de freio mais conhecido é o freio de mão.

Ele é uma parte essencial da segurança dos carros.

Freio de disco

O sistema é alimentado por um disco que é acoplado a um cubo de roda. Quando o elemento entra em contato com as pastilhas de freio, os freios são aplicados e as rodas desaceleram.

As pastilhas são fixadas à suspensão do carro. O disco de freio é conectado ao carro.

O fluido dos freios é bombeado do cilindro mestre para os outros componentes do sistema de freios do veículo quando o motorista pressiona o pedal. O movimento da pinça faz com que ela empurre a pastilha contra o rotor, o que reduz o giro da roda.

Freios a tambor

Este sistema está localizado na parte traseira do carro.

O tambor é preso à roda ao invés de estar em um disco. O sistema descrito acima usa uma alavanca para mover a pastrilha e a pinça contra a parede do cilindro.

Quando o motorista pressiona o pedal, a pressão é transmitida pelo fluido dos freios ao cilindro, que por sua vez contém os pistões. O último elemento é responsável por pressionar a sapata contra a parede do tambor.

Freio Abs

Há sensores nas rodas que funcionam com o sistema de freio antibloqueio. O objetivo da tecnologia é evitar o bloqueio das rodas e a derrapagem em situações de emergência.

Mesmo que você esteja em alta velocidade e precise frear bruscamente, o freio ABS é um dos tipos mais seguros de freios, pois freia totalmente o carro.

Uma forma de frenagem que é aplicada nas quatro rodas do veículo pode ser detectada pelo sistema para este tipo de freio. Os freios do carro são uma parte essencial para evitar acidentes, pois corrigem qualquer problema que possa causar a derrapagem do carro.

Componentes do sistema de freio do carro

Foi compilada uma lista das principais peças que compõem o sistema de freio de um carro.

  • Pedal: Há contato entre o motorista e o sistema de frenagem. Se você pressionar o pedal, as rodas do veículo serão travadas.
  • Alavanca: Somente as rodas traseiras do veículo são os freios. A alavanca é acionada pelo freio de mão.
  • Freios a disco: A função dos componentes conectados às rodas de um carro é frear e parar o veículo.
  • Membranofone: Somente a roda traseira tem este componente. Há uma função para fazer a parada do carro.
  • Pastilhas: Os componentes trabalham com os freios para fazer a parada do carro. Eles trabalham em pares e cada roda tem um dispositivo de freio.
  • Guarnições: Somente os sistemas de freio a tambor possuem lonas, mas este também é um elemento de fricção.
  • Pinça de travão de sela: Faz parte do sistema de freio a disco e protege as pastilhas de freio, pois é responsável por aplicar pressão no disco através de um cilindro hidráulico com pistões internos.
  • Sapatas de freio: O suporte para as pastilhas de freio pode ser encontrado no sistema de freio a tambor.

 

Previous Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply