Mercado Digital

Como criar um site no Google Sites

O Google Sites é uma ferramenta mais adequada para pequenos sites de passatempo. Se isso for tudo de que você precisa, usar o Google Sites pode ser uma maneira rápida de colocar seu site online.

Vejamos como começar a criar a sua presença virtual através do Google Sites:

Etapa 1: Crie uma conta do Google

O Google Sites requer uma conta do Google para usar o serviço; portanto, se você ainda não tiver uma ou se preferir criar uma nova conta para o seu site, será solicitado que o faça na primeira página.

Para criar uma nova conta, você deve fornecer seu nome e endereço de e-mail ou criar um novo endereço do Gmail como parte do processo de inscrição. Opcionalmente, você pode fornecer um número de telefone e endereço de e-mail de recuperação, para que possa recuperar sua conta caso seja bloqueado.

Etapa 2: Escolha um modelo

Você inicia seu site do Google Sites escolhendo um modelo. Existem alguns modelos para escolher nas categorias de trabalho, pequena empresa, educação e pessoal. Você pode usar esses modelos como uma base para começar ou, em vez disso, escolher o modelo em branco para começar do zero.

Etapa 3: Selecione um tema

Agora que seu site está carregado no editor, todas as principais ferramentas estão disponíveis nos menus à direita da tela. O menu Inserir é usado para adicionar elementos à página exibida no momento.

O menu Páginas é usado para adicionar, editar e remover novas páginas da web do seu site. O menu Temas é usado para alterar a aparência de todo o seu site.

Clique em Temas e selecione na pequena lista de opções de tema. Além de escolher um tema geral, você pode definir a cor dominante do site e escolher entre três estilos de fonte pré-selecionados.

O Google Sites oferece uma maneira simples de alterar o estilo e a cor de todo o seu site com apenas alguns cliques.

Etapa 4: edite texto e imagens na página

Cada elemento em suas páginas da web pode ser editado clicando nele, e um menu sensível ao contexto aparecerá. Um menu diferente será exibido se você clicar no texto em vez de em uma imagem, por exemplo.

Comece alterando todos os elementos de texto e imagem de sua página principal. Você pode escolher a formatação básica, como negrito, itálico e sublinhado, e organizar o texto em listas. Você também pode adicionar hiperlinks e editar o layout de suas seções de texto. Ao clicar nas imagens, você pode alterar a imagem, a legenda e o link.

Etapa 5: alterar layouts e planos de fundo

Você não está preso ao layout inicial do modelo. Ao clicar em um menu à esquerda de cada seção da página, você encontrará opções para reorganizar, duplicar e excluir seções. Você pode selecionar opções alternativas de plano de fundo para dar ênfase a certas seções e até mesmo definir uma imagem como plano de fundo.

Etapa 6: adicionar widgets de página

No menu Inserir, você encontrará uma lista de widgets predefinidos que você pode usar em suas páginas. Eles variam de botões e divisores a gráficos e formulários.

Para adicionar um novo widget à sua página da web, clique nele e uma nova seção será adicionada. Para a maioria dos widgets, você verá algumas opções de configuração que ditam a aparência e o comportamento do widget.

Etapa 7: Adicionar mais páginas

Você pode adicionar novas páginas ao seu site clicando no grande botão Mais no menu Páginas. As páginas que você adicionar serão adicionadas automaticamente ao menu de navegação do site.

Se você clicar com o botão direito do mouse em uma página da lista, poderá escolher definir a página como a página inicial, duplicar a página, adicionar subpáginas, ocultá-la do menu de navegação ou excluí-la completamente.

Etapa 8: Publique seu site

Até este ponto, seu site não estava acessível ao público. Para publicar no seu site do Google Sites, clique no botão azul Publicar no canto superior direito da interface. Você será solicitado a fornecer um nome de pasta exclusivo, onde seu site estará disponível.

Você pode optar por comprar o seu próprio domínio de site de nível superior que aponta para o seu site do Google Sites. Depois de comprar um domínio por meio de um registrador de nomes de domínio, como Google Domains ou GoDaddy, você precisará apontar o nome de domínio para ghs.googlehosted.com no site do registrador.

Um recurso interessante do Google Sites é a opção de manter a privacidade de seu site do Google Sites e compartilhá-lo apenas com pessoas específicas.

Com o Google Sites, é possível fazer um site gratuito com aparência profissional, mas suas limitações restringem-no a sites de hobby ou projetos escolares.

Para encontrar uma ferramenta gratuita de criação de sites mais poderosa, considere nossa lista dos melhores serviços de hospedagem gratuita na web, muitos dos quais vêm com uma ferramenta gratuita de criação de sites.

Se você estiver disposto a pagar uma assinatura, os melhores construtores de sites têm muito mais recursos do que o Google Sites.

É uma excelente opção de renda também, pois você pode construir sites dos mais variados nichos e comercializar, outra coisa legal é fazer sites e aprovar no adsense, depois de aprovado o seu trabalho é apenas levar tráfego ao seu site entregando conteúdo de valor.

Previous Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply