Negócios

5 dicas de finanças pessoais para 2020

Não é segredo para ninguém que cuidar das finanças pessoais é a melhor maneira de garantir um orçamento estável e evitar desperdício de dinheiro.

Levando em consideração que há no país cerca de 12 milhões de desempregados, segundo dados fornecidos pelo Governo Federal, quem não se precaver e economizar o máximo possível pode acabar acumulando dívidas.

Isso porque, algumas taxas de juros ainda são um grande peso para os consumidores, principalmente aquelas relacionadas ao cheque especial e aos cartões de crédito.

Nesse sentido, é de grande importância que você organize as suas finanças, para que não seja pego desprevenido com contas mais altas do que você pode pagar.

Por isso, você deve priorizar as despesas que são realmente necessárias e deixar para depois a troca dos seus equipamentos por outros mais modernos, evitando gastos supérfluos.

Para auxiliar na sua administração pessoal, este artigo traz 5 dicas de finanças que podem ser importantes para que você passe pela crise financeira nacional sem sofrer grandes impactos.

Dica 01: Dê prioridade para o que é necessário

Em tempos de recesso econômico, é fundamental que você gaste dinheiro apenas com o que é realmente necessário.

Além da alimentação e contas de consumo básicas, você pode considerar que a sua saúde é também uma prioridade.

Assim, se você precisa agendar uma consulta médica com um especialista, tal como um neurologista trata depressão, busque por profissionais que ofereçam preços mais interessantes.

Gastos com roupas e acessórios decorativos para a sua casa são alguns exemplos de itens que podem ter a compra adiada.

Dica 02: Pesquise preços antes de comprar

Se você realmente precisa adquirir alguns produtos para a sua casa, como pode ser o caso de uma abraçadeira de pressão, o ideal é que você pesquise bem antes de comprar.

Utilizar a internet para isso é uma maneira simples e prática de economizar, justamente porque você consegue comparar os preços em várias lojas virtuais, optando por aquela que ofereça um bom desconto e o valor do frete reduzido.

Assim, em vez de gastar mais do que o necessário, você consegue diminuir os custos com os produtos indispensáveis para o seu lar.

Dica 03: Diminua os gastos extras e faça você mesmo

Você já colocou na ponta do lápis todos os seus custos mensais? Pode ser que você se surpreenda ao perceber que paga um plano de dados para o celular maior do que o que você realmente precisa, por exemplo.

Nesse caso, você deve entrar em contato com a sua operadora e buscar alternativas para reduzir essa despesa.

Talvez o seu carro também esteja apresentando uma crescente necessidade de manutenção, o que faz com que você precise arcar com altos custos de mecânica.

Uma alternativa para isso é procurar por um automóvel econômico e trocar o seu modelo por outro que exija bem menos reparos.

Outro exemplo pode ser o de um equipamento da sua casa que esteja apresentando problemas recorrentes, fazendo com que você gaste muito com os serviços de reparo.

Sendo assim, é preciso considerar a compra de uma graxa cobreada para lubrificá-lo você mesmo.

Com esses exemplos, é possível perceber a importância de diminuir alguns dos seus gastos, optando por alternativas mais baratas. 

Além disso, você reduz custos ao fazer ajustes e reparos por conta própria.

Dica 04: Não faça dívidas muito grandes

O cartão de crédito pode ser um vilão para muitas famílias. Isso porque é muito comum ver pessoas parcelando compras em diversas vezes e acabar se perdendo no controle das finanças pessoais.

Por isso, você deve tomar cuidado e evitar fazer dívidas muito longas, que atrapalham no seu orçamento familiar.

O indicado, nesses casos, é que você evite parcelar compras, ou, se precisar fazer isso, que escolha o menor número possível de mensalidades, justamente para poder quitar a compra rapidamente, evitando o acúmulo de novas dívidas.

Dica 05: Anote todas as suas despesas

Uma ótima técnica para manter um controle eficiente dos seus gastos é anotar cada uma das suas despesas.

Com o hábito de utilizar cartões de débito ou crédito, muitas pessoas perderam a noção de quanto gastam diariamente, seja com a compra de uma cinta de lixa ou com o pagamento do almoço no escritório.

Para facilitar esse controle, você pode utilizar uma caderneta de bolso, e registrar cada pequeno valor gasto no dia. 

Há também uma série de aplicativos financeiros que ajudam nessa tarefa.

Ao implementar algumas dessas dicas na rotina da sua família, você consegue evitar despesas supérfluas, ao mesmo tempo em que cuida melhor das suas finanças e passa por esse momento de crise nacional longe do aperto.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply