Para responder essa pergunta, precisamos entender, antes de mais nada, a definição do que são as duas coisas, que são completamente diferentes.
O plano de saúde é um serviço de empresas privadas, que visa a prestação de assistência médica e hospitalar. Nele, as pessoas pagam mensalmente o valor de um determinado plano a sua escolha, passando a ter direito a cobertura de gastos em serviços cobertos pela rede.
Já o seguro viagem é um contrato por período determinado pelo segurado, no qual ele fica coberto pelas clausulas e valores contratados em caso de doença ou acidente durante o decorrer da viagem, ou outra eventualidade que o impeça de continuar. Também há assistência e amparo médico hospitalar nas situações mencionadas.
Pela breve descrição acima, é possível perceber que as características de ambos são bastante distintas e possuem diferentes finalidades.
Então, a resposta é sim. Ainda que você já tenha um plano de saúde, é importante contratar um seguro viagem, já que eles oferecem garantias diferentes, para situações diferentes.
Viajar é algo que envolve tempo, planejamento e dinheiro. Muitas vezes as pessoas passam um ano inteiro apenas planejando como serão as próximas férias, e claramente um imprevisto que leve tudo por agua a baixo não é nada bem-vindo nessas horas.
Imagine por exemplo que você e sua família estão fazendo a tão sonhada viagem para a Disney, mas, quando chegaram ao aeroporto, as malas haviam sido extraviadas. O que fazer numa hora dessas? Esta é uma situação onde o seguro viagem pode ajudar.
Em geral, quando acontece este tipo de situação, a seguradora entra em contato com a companhia aérea solicitando que as bagagens sejam localizadas e devolvidas. Para não atrapalhar ainda mais a viagem da família, as pessoas podem ser indenizadas.
E se numa viagem romântica pela Europa, vocês chegam a imigração e o guarda pede para apresentar o seguro viagem. No entanto vocês são sabiam que era obrigatório, e acabam sendo barrados na imigração. Que situação péssima, não é mesmo. Por isso é melhor não arriscar. Sempre pesquise com antecedência quais são os documentos obrigatórios para a entrada no país de destino.
Com os exemplos acima, pode acabar parecendo que o seguro viagem serve apenas para viagens internacionais, o que não é verdade. Os imprevistos não escolhem hora, lugar e muito menos distancia para acontecer. Desta forma, mesmo em território nacional, é bastante recomendado pelos especialistas em viagem que seja contratado um seguro viagem.
Além das situações exemplificadas acima, há várias outras coberturas que podem ser contratadas na sua apólice. Para quem vai viajar com a família, torna-se ainda mais indispensável a contratação de um seguro saúde de viagem.
Em uma emergência nem sempre há tempo hábil para aguardar a liberação do plano de saúde. E para quem não tem plano, aguardar por um atendimento público pode ser uma verdadeira tortura. O seguro viagem possui uma assistência 24 horas especializada em prestar atendimento na hora em que o cliente precisar, orientando quanto aos hospitais credenciados mais próximos.
No Comments